Esses dias compartilharam em um grupo no whatsapp uma mensagem atribuída ao presidente Trump que trazia a seguinte frase: “O céu tem muro e rígidas regras de imigração, quem tem política de portas abertas é o inferno.” As vezes caímos no erro de de pensar que a nossa perspectiva particular é a perspectiva de Deus. Também não vou entrar no mérito específico da política migratória americana ou realizar uma crítica ao presidente Trump. Apenas vou levantar uma reflexão porque acredito que tal comparação é absurda e farei isso destacando o argumento em dois pontos:

Do ponto de vista noticioso.

Essa frase foi compartilhada junto com uma “fake news” conforme o link trendsmap.com que relata menção da frase, junto com o vídeo atribuindo invasão de venezuelanos em uma fronteira brasileira. Apesar de venezuelanos famintos estarem vindo para o Brasil o vídeo não é na fronteira brasileira. 

Do ponto de vista humanitário e bíblico.

Mesmo sem o uso de nenhuma referência bíblia, não há qualquer (repito 10 vezes), não há qualquer motivo que justifique, no sentido humanitário, fechar fronteiras e ver pessoas morrerem de fome. Ninguém deixa sua nação/patrícia para ir buscar morada em outro lugar estrangeiro se não por necessidade, fora isso seriam turistas. Na maioria das vezes, os movimentos migratórios são motivados por guerra e fome. Conheça mais sobre o trabalho com refugiados da ONU em https://nacoesunidas.org/acao/refugiados/

Sob o ponto de vista bíblico, é importante ressaltar que no plano espiritual somos todos “forasteiros” aqui (Filipenses 3.20). Nosso reino é o dos céus. Estamos aqui de passagem, se levarmos em consideração que, como salvos, temos uma eternidade ao lado de Cristo, que não será nessa terra (João 14). Se você pensa diferente, então você esta apegado a coisas materiais e terrenas, cuidado!  (Mateus 4.18-19)

Quando Deus, criador de tudo, criou o céu e a terra (Gn 1.1), não havia essa divisão que conhecemos de países. Não existiam fronteiras que só existem em linhas imaginárias de mapas políticos; tão poucos Estados-Nação. Por isso é importante ter consciência de que não dá para comparar nenhuma política migratória (que é a permissão ou não da entrada de pessoas de um país ou nacionalidade em outro país), com o fato de termos ou não acesso ao céu. 

Em certos países, se você quiser entrar e morar lá, você precisará seguir uma série de regras rígidas, e é certo que a grande maioria nunca conseguirá, é restrito a certo número de pessoas.

Já a salvação está acessível a todos. A salvação é pela graça, acessível a todo aquele que crê e isso graças ao sacrifício de Cristo na cruz. (Rm 3.23-24; Ef 2.8-9; At 16.31). Precisamos basear nossa Fé na palavra de Deus, nas escrituras sagradas que é fiel e digna de toda aceitação; não em frases de efeito compartilhadas em redes sociais.  Sola fide, Sola scriptura, Solus Christus, Sola gratia, Soli Deo gloria.

​por Lucas M. Tavares

Previous Phasellus vitae hendrerit mauris nec suscipit
Next A ORGANIZAÇÃO EMBAIXADORES DO REI

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.